segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Exegese x Hermenêutica

Em quase tudo que se lê sobre interpretação de texto, se fala de exegese. Termo obrigatória em todo assunto relacionado a hermenêutica. Todos os livros que tratam sobre interpretação de texto, falam também da exegese e da sua relevância para uma perfeita compreensão do texto. Tudo isso é verdadeiro e salutar para o entendimento da santa palavra, o problema é que os autores destes livros, não explicam o que é exegese. Até mesmo docentes que tratam o assunto e o levam para sala de aula, não explicam devidamente o significado da exegese. Esta é uma das maiores dúvidas que circundam o assunto, então, vamos a explicação.
A exegese tem como objetivo tirar as cortinas que estão sobre um texto específico, fazendo uso das línguas vernáculas para dar clareza a interpretação que já esta na Bíblia. A exegese deseja analisar uma determinada palavra inserida em um texto específico e ir no mais profundo do seu significado. Difere-se da hermenêutica, porque esta intenciona conhecer o texto em parâmetros gerais. A hermenêutica poderá surgir da exegese, uma vez que, os princípios gerais exegéticos aplicados ao texto, serão desenvolvidos pelas ferramentas da hermenêutica. Por isso uma exegese errada (eisegese), levará o hermeneuta a uma falácia hermenêutica.
A exegese analisa um texto específico, já a hermenêutica analisa um texto dentro dos seus aspectos gerais. A exegese quer entender somente aquele texto: versículo, frase ou palavra. A hermenêutica quer saber o que toda a Bíblia fala sobre aquele texto: o contexto, o livro, a história, o momento político, social, econômico, cultural, etc.

33 comentários:

  1. GOSTEI...SIMPLES E CLARO, FÁCIL DE ENTENDER.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito boa a sua explicação, muito didática. Gratidão por esse texto.

      Excluir
  2. Gostei!!! Isto e' que e' didatica!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, prático e resumido

    ResponderExcluir
  4. Muito bom,agora sei diferenciar....valeu!!!

    ResponderExcluir
  5. mmmuuiitttooo abrigado, Shalon la rhema

    ResponderExcluir
  6. e como diz o outro "melhor que isso,só dois disso.

    ResponderExcluir
  7. muito legal showwwwwwww

    ResponderExcluir
  8. Excelente! Nem minha professora explicou com tanta clareza assim.
    Obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
  9. gostaria de um exemplo
    tudo que tem exemplo se torna mais fácil
    desde ja fico grato.

    ResponderExcluir
  10. muito bom DEUS te abençoe.

    ResponderExcluir
  11. Eu reforço o que o Anônimo do dia 26 de junho de 2010 disse: Um exemplo ajudaria. Mas faço uma pergunta também. É hermeneutica busca na própria bíblia a interpretação correta de um texto? Ou seja, se um texto pode demandar várias interpretações, para saber a correta eu buscaria a concordância em outro texto para saber a real interpretação de tal texto?

    ResponderExcluir
  12. Eu daria um exemplo: Estando dentro de um apartamento você não pode formar opinião do prédio todo; ou seja, se conhecemos apenas parte não podemos opinar pelo todo.

    ResponderExcluir
  13. Assim é fácil de descomplicado. Parabéns...

    ResponderExcluir
  14. Assim é fácil e descomplicado. Parabéns...

    ResponderExcluir
  15. é isso ai! valeu pela imformação...

    ResponderExcluir
  16. A exegese é a maneira de jeitosamente por de lado o que O que Deus diz em sua palavra em apoio de tradições e filosofias humanas .
    Jesus disse em João 17:17 "a sua palavra é a verdade " ex.João 14:28 " o pai é maior do que eu , existe declaração mais simples , querer mudar isto é chamar Jesus de mentiroso , queres correr este risco . anônimo

    ResponderExcluir
  17. gostei desta definição , então é o mesmo que dizer que o que Jesus disse não éra o que ele queria dizer, e que o filho perfeito de Deus precisa agora de que algum filósofo humano corrigisse seu modo de pensar .Jesus por acaso precisava ser bacharel em teologia para transmitir a palavra de seu pai , ai da exegese teológica.

    ResponderExcluir
  18. muito bom, entendi realmente o real significado entre as duas palavras

    ResponderExcluir
  19. Obrigado, além de dissertar sobre temas e assuntos complexos, você consegue transmiti-los com clareza e simplicidade ( sem perder a elegância do texto ) que até um leigo como eu consegue compreender.

    ResponderExcluir
  20. Quem quiser ter o conhecimento da palavra de DEUS,é só pedir a ele,tiago1.5,acorda povo vamos parar de ser enganado,muitos afirmão que a hermineutica ensina que texto fora de contesto não é para ser obdecido e que tem que ter 5 bases no novo testamento para ser obdecida a biblia,e eu tenho uma biblia que nos ensina que toda escritura é inspirada por DEUS 2 timoteo 3.16 não fala que tem que ter 5 versiculos para ser obedecida,e ai de quem tirar ou acrescentar um tio ou uma virgula.
    vamos parar de fazer cursos de homens estudar coisas de homen vamos aprender a palavra de DEUS que vem pelo ESPIRITO DE DEUS,nos dando o verdadeiro conhecimento da palavra 1corintios 12.joão14.26 vamos parar de aprender só a letra pois a letra mata mais o ESPIRITO vivifica 2corintios3.6,afastate destas coisas povo de DEUS volta as primeiras obras,se é que um dia teve alguma obra boa.
    willian BUGIGA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua religiosidade chega a da nojo... Um dos maiores. Um dos maiores teologos que ja existiu foi apostolo Paulo... Se você tivesse conhecimento teologico não estaria fazendo essa eresia no no texto que escreveu, se você tivesse feito uma hermeneutica do texo entenderia o que quer dizer;A letra mata e o Espirito vivifica... È por esse tipo de pensamento que o povo de Deus é taxado de analfabetos pessoas sem cultura;Va estudar meu bom rapaz se você não consegue não critique quem o faz, e pare de se achar melhor que os outros...
      E se você não sabe o evangelho que você faz parte, protestante, é graças a um "teologo" chamado;"Martinho lethero".

      Excluir
    2. Meu Deus! Quantos erros de português nos dois parágrafos! Quem pode ter ou tirar a autoridade de alguém se nem sabe escrever a sua própria língua? Ex.: "Chega a dar nojo"; ainda: "eresia" é heresia! E Lutero, coitado, que passou a ser chamado de "lethero"?! A gente só critica quando pode, amigo! Busque mais conhecimento e menos ufanismo. -Sonda-me, Senhor e conhece o meu coração,prova-me e conhece os meus pensamentos;vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno."Sl.139:23,24. HUMILDADE!

      Excluir
  21. "gostei bastante espero que venham mais coisas interessantes do tipo."

    ResponderExcluir
  22. Que bom,sou estudante de direito, e isto me facilitou, e muito o alcance da compreenção daquilo que é exegética e hemenêutica, parabéns pelas definições, foi de grande valia.

    ResponderExcluir
  23. Paulo fala o evangelho que por mim foi anunciado não aprendi nem recebi de homen algum mais por revelação do espirito santo.galatas1.11ao12 e ai que teologia Paulo fez?muitos querendo ser sabios tornaran-se loucos, Paulo não estudou teologia,Saulo estudou aos pes de Gamaliél o judaismo mais no caminho de damasco quando encontrou a CRISTO não aprendeu o evangelho de homen algun,mais mesmo assim alguns dizem que que ele pregava oque aprendeu com Gamaliél,vamos ver.
    mas oque para mim era ganho reputei em perda para ganhar a Cristo e em verdade tenho perda de todas estas coisas pela exelencia do conhecimento de Cristo Jesus meu Senhor pela qual sofri perda de todas estas coisas e as considero como esterco para que possa ganhar a CRISTO.Felipenses 3.7ao8 ou seja Paulo jogou todos os conhecimentos de homens fora para ganhar a CRISTO.
    O segundo maior mandamento é amar o seu proximo como a ti mesmo e não ter nojo do seu proximo,sou anaufabeto como a Pedro e a joão,para que nenhuma carne se glorie diante dele,pois Deus usa os loucos para confundir os sabios DEUS asa as coisas vis e as que não são para confundir as que são.
    FIque com DEUS estou orando por todos.
    Willian Bugiga

    ResponderExcluir
  24. Que desperdício, caro Willian! Creio na Graça Salvadora de Cristo que opera em sua vida, assim como na minha e de todos quantos professam a fé única e exclusiva em Cristo. A Bíblia, especialmente Cristo, ensina os padrões de humildade que são a marca de Sua Igreja. Leia o que Jesus nos ensina, em uma de suas parábolas (Lc.18.9-14), sobre dois homens que subiram ao templo para ORAR, um fariseu e outro publicano.Eles eram muito "religiosos", mas o Mestre nos diz que só um saiu justificado. O que te sugere este texto? Será que nos fala sobre humildade? Como seriam salvos os intelectuais e cultos, se não fossem esses métodos científicos criados por Deus, os quais Ele usa para cumprir seus propósitos salvíficos na vida de muitos? Ou será que os intelectuais e cultos não têm direitos à salvação em Cristo? Não podemos ser cristãos hipócritas, pois, todos temos muitos erros, e carecemos da misericórdia e do perdão de Deus. Não podemos querer ser justificados apontando os possíveis erros dos irmãos. Olhe o que Jesus ensina: "Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai que vê em secreto, te recompensará." Que Deus nos ajude a trabalharmos juntos, em oração, buscando ser bênçãos para nossos irmãos, e exemplos a ser seguidos por todos que precisam conhecer Cristo e receber Sua maravilhosa Salvação.

    ResponderExcluir
  25. Num entendi nada. Use um texto bíblico e aplique as duas, por favor?

    ResponderExcluir
  26. Gostei.....É mais simples, e facil de entender. Obrigado.

    ResponderExcluir
  27. Para fazer exegese de um texto começamos por onde?

    ResponderExcluir
  28. Olá Marcos,

    Inicie escolhendo o texto dentro de uma frase que faça sentido, isso pode compreender 2 ou 3 versículos. Separe as palavras que não compreende o significado e busque esclarece-los. Após isso releia o texto novamente.

    Abraços,

    ResponderExcluir