sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Midrash

Midrash é uma forma narrativa criada por volta do século I a.C. na Palestina pelo povo judeu. Esta forma narrativa desenvolveu-se através da tradição oral, até ter a sua primeira compilação apenas por volta do ano 500 d.C. no livro Midrash Rabbah.
A palavra Midrash vem da junção de duas palavras hebraicas "Mi" que significa "quem" e "Darash" que significa "pergunta", o significado prático é investigar ou averiguar. O plural de midrash é midrashim segundo a língua hebraica.
Midrash pode significar tanto um tipo de literatura quanto uma forma de interpretação da literatura bíblica. Era o método usado por alguns escribas para chegarem ao sentido de uma passagem da Torá. Midrash é um método de interpretação rabínica, um método exegético. O Midrash é a principal fonte para estudarmos a exegese rabínica.

Um comentário:

  1. As religiões colocaram o sentido que mais lhes convieram para manipular as massas. Em assim sendo, os integrantes dos grupos religiosos caminham sem o necessário conhecimento do sentido real das eis Físicas e Morais que regem o Universo.

    ResponderExcluir