terça-feira, 16 de junho de 2009

As Quatro Regras Básicas

Ligado a hermenêutica temos as quatro regras básicas. Estas regras têm como objetivo, melhorar a perícia que o discente adquiriu, e impulsioná-lo a desenvolver os seus próprios métodos de fazer hermenêutica bíblica.
Somatizamos nove métodos de estudo da Bíblia, que deverão incorporar todas as quatro regras básicas que seguem abaixo:

- (O) Observação: A observação fará o papel de detetive. Ela é o registro do que se pode ver num método adotado de estudo da Bíblia.

- (I) Interpretação: Faz o papel de promotor de decisão. A interpretação quer compreender o sentido daquilo que foi observado no estudo da Bíblia.

- (C) Correlação: Faz o papel de coordenador. A correlação quer relacionar o que está sendo estudado, com outras porções das Escrituras e dentro do próprio trecho em estudo.

- (A) Aplicação: Faz o papel de executor. A aplicação quer praticar na vida cristã diária o que foi estudado.

A hermenêutica fará sempre bom uso dos métodos, assim como das quatro regras básicas para um melhor desenvolvimento da própria hermenêutica. Elas caminham juntas e se torna mister conhecê-las com mais propriedade. Estaremos no decorrer das próximas semanas, estudando estes métodos e integrando-os ao precioso estudo da hermenêutica bíblica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário