domingo, 21 de junho de 2009

Método de Análise do Versículo no Estudo da Bíblia

A base da reflexão hermenêutica busca pressuposto neste método. É o estudo de um só versículo da Bíblia com referência ao seu contexto imediato. A derrocada hermenêutica e exegética da contemporaneidade se explica na ausência ou subtração da aplicação deste método. È improvável conquistar entendimento aprofundado e profícuo, sem observar com atenção este método.

O método de estudo bíblico pela análise do versículo é o estudo mais simples, e é visto com bons olhos pela hermenêutica, pois estabelece uma linha de pensamento sobre um único versículo, considerando o seu contexto imediato, o que nos remete as regras segunda e terceira da hermenutica. Mas, não se deixe enganar por sua simplicidade. É um método de estudo bíblico extremamente proveitoso e recompensador, é um esplêndido lugar para começar. Muitos academicos entenderam ser gratificante esse tipo de estudo, e retornam constantemente a ele em busca de alívio para suas almas.

O estudo bíblico é apenas um método de focagem escriturística. É mister, dedicar-se também a um programa de leitura da Bíblia. Idealmente, é desse programa de leitura que haverá o despertamento do versículo que será estudado. Na margem da sua Bíblia, ou numa folha de papel aparte, se preferir, anote os possíveis versículos para estudo. Quando estiver pronto para iniciar o seu estudo, escolha dessas possibilidades aquela em que quer concentrar-se. Talvez queira considerar a possibilidade de decorar o versículo. Esta combinação no estudo da Bíblia é muito eficaz.


Regras Para Método de Análise do Versículo

1 – Escolha o versículo através de um plano de leitura.
2 – Delimite o contexto.
3 – Aplique as quatro regras básicas.
4 – Resuma cada um dos versículos com suas palavras.
5 – Escolha a aplicação mais viável.
6 – Descubra a idéia eixo da passagem.
7 – Numa sentença escreva a essência da passagem.
8 – Escolha um título para a passagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário