terça-feira, 14 de julho de 2009

Método Biográfico de Estudo da Bíblia

O estudo biográfico, pesquisa sobre o caráter dos personagens bíblicos. Esta espécie de estudo bíblico é vibrante, pois proporciona a oportunidade de sondar o caráter dos personagens, que estão na Bíblia, e de aprender com suas vidas.

O objetivo é compreender hermeneuticamente a biografia dos personagens bíblicos, a fim de, entendê-los com maior profundidade. Quando você estuda pessoas como Abraão e Moisés, notará a necessidade de restringir o estudo a áreas como: “O que diz o novo testamento sobre Abraão" e, “Moisés durante o êxodo". Lute sempre para manter os seus estudos bíblicos em tamanho manejável.

Tipos de biografias. No estudo da Bíblia pelo método biográfico, estão incluídos os seguintes elementos:

- Narrativas simples. A escritura contém informações biográficas por causa dos propósitos específicos dos seus autores. A primeira razão é de simplesmente dar uma lista de fatos para fins de registro. Isto é chamado de narrativa simples. É uma simples narrativa de fatos históricos. Esse tipo de informação biográfica é comum, e, pode ser encontrada nas escrituras e pode ser estudada com referência a muitos personagens bíblicos, dos mais diferentes tipos.

- Exposição narrativa. A segunda razão pela qual o escritor da Bíblia inclui informações biográficas em seus livros é para usar as narrativas (a história de uma pessoa) como meio de ensinar uma lição histórica. Neste caso, os fatos vão além do simples registro. Eles estão para ensinar.

- Exposição do caráter. Neste caso, o interesse principal do autor é apresentar os fatos em relação ao progresso espiritual e o caráter da pessoa que está sendo estudada.

- Argumentação. A quarta razão é (menos usada) para um escritor bíblico incluir informações biográficas na escritura, é para provar um ponto de vista. Deste modo, os fatos da vida do indivíduo são usados para convencer alguém de alguma coisa. Ocasionalmente perceberemos esse objetivo nos evangelhos referentes à vida de Jesus, ou nos escritos do apóstolo Paulo.

Regras Para Método Biográfico

1 – Escolha o personagem que você quer estudar e estabeleça os limites do estudo, por exemplo: “A vida de Davi, antes de tornar-se rei”.

2 – Localize todas as referências que relatam o personagem e resuma em uma sentença cada uma delas.

3 - Descubra e anote: Quem era? O que fazia? Onde morava? Quando viveu? Por que fez e o que fez? Qual o seu caráter? Qual sua importância na história? Onde nasceu? Quem foram seus pais? Qual sua vocação? Era casado? Com quem? Teve filhos? Como eram? Como o personagem morreu?

4 – Escreva um breve esboço da vida do personagem. Inclua os acontecimentos e características importantes, declarando os fatos, sem interpretação. Se possível mantenha o material em ordem cronológica.

5 – Registre a virtude e as fraquezas do personagem.

6 – Escolha o versículo-chave para a vida do personagem.

7 – Resuma a vida do personagem em uma sentença (pode ser positiva ou negativa).

Um comentário: