quarta-feira, 22 de julho de 2009

Método Histórico de Estudo da Bíblia

Posto que os livros da Bíblia foram escritos dentro de um contexto histórico, e dado que estes livros foram dirigidos a pessoas que viveram em situações históricas concretas, torna-se imperativo estudarmos o sentido histórico do livro para podermos compreender a mensagem do autor.

A interpretação de uma peça literária depende do seu fundo histórico. As alusões a fatos contemporâneos, lugares, tendências, movimentos em questões do dia em que foi escrita, devem aplicar-se sempre de uma forma que ilumine claramente o pensamento do escritor. é possível obter uma perspectiva verdadeira do seu significado e ensinamento a luz do contexto, que, neste caso, é a situação que o produziu. A hermenêutica, embargada pela terceira regra aprofundará suas considerações, tendo o auxílio deste método.

O estudo da Bíblia pelo método histórico é, essencialmente, o descobrimento do fundo histórico de um livro em sua forma mais ampla. Para ter êxito num estudo dessa natureza, o estudioso da Bíblia deveadotar o seguinte procedimento:

a - Começar a sua investigação num livro específico, escolhido para o estudo.

b - Mediante o uso de uma concordância bíblica, buscar os dados correspondentes ao fundo histórico noutros livros da Bíblia que tenham relação com o livro texto por você escolhido.

O estudo da Bíblia pelo método histórico pode aplicar-se a dois diferentes tipos de estudo:

- O estudo do livro inteiro.
- O estudo de um fato histórico distinto.

Um comentário:

  1. Sou pesquisador da net, Saiba o real significado do RA-TIM-BUM em nosso site

    http://www.assembleiabelem.br22.com/word/forum1.html

    Saiba alguns significado de algumas palavras em nosso blog, aprenda para ensinar

    Saiba qual o erro do novo CD da damares

    http://www.assembleiabelem.br22.com/word/musica4.html

    Aproveite e Acesse nosso site

    www.assembleiabelem.br22.com

    ResponderExcluir