quinta-feira, 2 de julho de 2009

Método Sintético de Estudo da Bíblia

Uma fatídica falácia exegética, é buscar a compreensão de um determinado assunto bíblico, não considerando o que toda a Bíblia fala sobre ele. Sintonizado com a diacronia e sincronia bíblica, e alicerçado pela terceira parte da quinta regra da hermenêutica, apontamos para o método sintético de estudo da Bíblia. Trata-se de um estudo amplo e global de um livro da Bíblia, considerando o que toda a divina revelação, fala sobre ele.

O método sintético de estudo bíblico aborda cada livro da Bíblia como unidade, e procura entender o seu sentido como um todo. Não se interessa pelos pormenores, mas pelo escopo global do livro. Com o método analítico analisamos o texto através de um microscópio. Com o método sintético, analisamos o texto através de um telescópio. O que o escritor, movido pelo Espírito Santo, tinha em mente quando escreveu? Qual é o pensamento chave e a idéia principal do livro? Como atinge ele o seu objetivo? São desta espécie as questões relevantes para o método sintético.

Regras Para Método Sintético
(Não aplicaremos as quatro regras)

1 - Leia o livro ou a carta atentamente e sem interrupções.
2 – Leia pela segunda vez, anotando as observações.
3 – Descubra a autoria, a data em que foi escrito, onde foi escrito, para quem foi escrito e por quem foi escrito.
4 – Veja o pano de fundo, em que circunstâncias a carta ou livro foi escrito.
5 – Qual era o objetivo da carta?
6 – Qual era o momento histórico?
7 – Descreva a visão panorâmica.
8 – Faça um esboço.

7 comentários:

  1. Olá Valtencir.
    Paz do Senhor.
    Meu nome é Roney Ricardo e atualmente estou trabalhando na produção de uma apostila de Hermenêutica Bíblica. Seu blog tem sido muito útil a mim na preparação deste material. Parabéns pela iniciativa. Gostaria muito de ter sua autorização para incluir em nosso trabalho alguns de seus textos, citando sempre sua autoria. Para conhecer nosso trabalho: wwwblogfundamentosinabalaveis.blogspot.com.br
    ou ainda roneycozzer@hotmail.com
    Agradeço sua consideração e aguardo sua resposta.
    Em Cristo,
    Roney

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roney,

      A proposta do blog é abençoar, portanto, fique a vontade para colher o conteúdo que precisar. Deus continue abençoando sua vida e projetos.

      Val,

      Excluir
  2. olha estou fazendo teologia e seu blog tem sido uma benção na minha vida olha por que vc não lança alguns vidios aulas para ficar melhor ainda obrigado deus ti abençoe muito ta bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo,

      Obrigado pela dica, é de grande contribuição.

      Deus continue abençoando

      Excluir