quarta-feira, 8 de julho de 2009

Método Temático de Estudo da Bíblia

É a investigação sobre um tema escolhido, em toda a Bíblia ou numa porção dela. Irmã da hermenêutica temática, não esta ligada diretamente ao texto, mas ao assunto do texto.

Na epístola aos romanos, Paulo apresenta certo número de temas diferentes, e os une, tecendo com eles a mensagem que quer transmitir. Exemplos desses temas são a fé, a graça, a justificação, o Espírito Santo, e o pecado. O tratamento que dá a cada um desses temas não é completo, mas nos dá algum discernimento sobre o que Deus entende deles.

Isto acontece com todos os hagiógrafos da Bíblia. Cada um deles toca numa porção de temas ao desenvolver o seu assunto. O método temático, esta diretamente vinculado a quinta regra da hermenêutica.

No método temático de estudar a Bíblia, imergiremos em busca de um tema escolhido através da Bíblia. A que profundidade chegaremos nesse estudo, dependerá do tempo de investimento e do objetivo global.

Após escolher um tema para estudar, será mister pesquisá-lo na Bíblia toda. No entanto, quanto maior for o tema, mais estreito terá de ser o estudo. Por exemplo, estudar o pecado na Bíblia, seria demasiadamente cansativo, por isso torna-se necessário estreitá-lo, como por exemplo, o ensino de João sobre o pecado em sua primeira carta.


Regras Para Método Temático

1 - Escolha um tema.
2 - Procure no dicionário o que ele realmente significa.
3 - Defina o propósito de estudar este tema.
4 - Determine as possíveis referências.
5 - Numa sentença delimite cada uma delas.
6 - Faça uma redação sobre este tema.

3 comentários:

  1. Saudações Pastor, Doutor, Professor,... em fim , meu amigo. Parabéns pelos estudo. cada um melhor do que o outro.
    Daniel Jatobá

    ResponderExcluir
  2. Este esclarecimento é, de suma importância, meus parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Paz do senhor pastor
    Gostei muito está me ajudando muito
    Deus te abençoe grande mente

    ResponderExcluir