domingo, 26 de julho de 2009

Método Teológico de Estudo da Bíblia

A Bíblia é nossa fonte de conhecimento teológico. Em alguns de seus livros o ensinamento doutrinário se encontra de forma implícita, enquanto que em outros de forma explícita. Há livros do Novo testamento, especialmente algumas das epístolas de Paulo, onde o principal objetivo é transmitir ensinamento teológico.

Apesar de a Bíblia estar cheia de ensinamentos teológicos, poucas vezes eles são encontrados registrados numa forma sistemática. Sistematizar a doutrina bíblica é um privilégio do estudante da Bíblia.

Teologia é o estudo da revelação que Deus fez a respeito de si mesmo, de sua relação com a criação e principalmente com o homem. O livro fonte deste estudo é a Bíblia Sagrada. A teologia procura tirar decisões sobre vários tópicos, amplos e importantes, presentes na Bíblia. A que se assemelha Deus? Qual é a natureza do homem? Qual é a doutrina da salvação realmente válida? São estes os tipos de assuntos de que trata a teologia bíblica. Os princípios teológicos são aquelas amplas regras que tratam da formulação da sã doutrina cristã:

Condições Para o Método Teológico

1 - O estudo bíblico pelo método teológico pode definir-se como o processo de investigar um livro individual da Bíblia, um tema doutrinário específico, ou a Bíblia em geral, para reunir, comparar e organizar as declarações doutrinárias.

2 - O estudo teológico de um livro da Bíblia visa encontrar e considerar o material teológico implícito ou explícito nele. Consiste em salientar e determinar a mensagem teológica principal.

3 - O estudo teológico de um tema doutrinário da Bíblia pode ser estudado como:

a - Uma palavra. Exemplos: graça, lei, amor, vida, fé, pecado, etc.

b - Um elemento teológico. Exemplos: O espírito Santo no livro de Atos, Cristo numa epístola de Paulo, a segunda vinda de Cristo em 2 Tessalonicenses.

4 - O estudo teológico da Bíblia toda, requer uma sistematização geral e em seqüência de cada livro da Bíblia, abordando sistematicamente o assunto objeto do estudo.

Regras Para Método Teológico

1ª. Regra: É necessário compreender gramaticamente a Bíblia, antes de compreendê-la teologicamente.
2ª. Regra: Uma doutrina não pode ser considerada bíblica, a não ser que resuma e inclua tudo o que a escritura diz sobre ela.

3ª. Regra: Quando parecer que duas doutrinas ensinadas na Bíblia são contraditórias, aceite ambas como escriturísticas, crendo confiantemente que elas se explicarão dentro de uma unidade mais elevada.

4ª. Regra: Um ensinamento simplesmente implícito na escritura pode ser considerado bíblico quando uma comparação de passagens correlatas o apóia.

4 comentários:

  1. em 2 reis capitulo 4 versiculo 38 tem uma palavra cujo o nome é coloquintidas...
    O quê significa isso???
    Se possivel alguém puder me ajudar agradeço desde já a atenção...
    caso queiram me respondeer meu e-mail
    rodrigomds123@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Sou pesquisador da net, Saiba o real significado do RA-TIM-BUM em nosso site

    http://www.assembleiabelem.br22.com/word/forum1.html

    Saiba alguns significado de algumas palavras em nosso blog, aprenda para ensinar

    Saiba qual o erro do novo CD da damares

    http://www.assembleiabelem.br22.com/word/musica4.html

    Aproveite e Acesse nosso site

    www.assembleiabelem.br22.com

    ResponderExcluir
  3. gostei dos artigos de voces, me acrescentou muitas coisas esclarecedoras a respeito de teologia ,é bom poder contar com seus artigos Deus os abençoe

    ResponderExcluir
  4. Ainda que sobre a mística arca de Moisés muitas coisas tenham sido escritas para nossa utilidade, restam, todavia, muitas ainda que podem ser escritas também. O que esta arca significa segundo o sentido alegórico, como ela designa a Cristo, já no-lo foi explicado pelos doutores que viveram antes de nós e tratado pelas mais perspicazes inteligências. Não julgo, porém, incorrer na incúria da temeridade se tratarmos de outras coisas nesta mesma matéria segundo, porém, o sentido moral. O que será a arca, senão a inteligência humana? Esta arca é fabricada e dourada segundo o divino magistério quando a inteligência humana, pela inspiração e pela revelação divina é chamada à graça da contemplação.
    "Porque pela sabedoria é que foram salvos
    todos os que te agradaram, Senhor,
    desde o princípio".

    ResponderExcluir