quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O Que Jesus Faria?

Há poucos dias dialogava com um "colega", sobre as circunstâncias que envolvem o labor. Discutíamos sobre postura e sobre ética, e abordamos a reação, resultante da ação de indivíduos que circundam nosso dia a dia. Os problemas estarão sempre presentes, e a solução para eles precisam ser imediatas e sensatas. Foi nesse ínterim, que animosamente ele me indagou: "O que Jesus faria"? Antes que eu respondesse, percebi que ele havia se emocionado com sua própria colocação, e ficou notório que por pouco não desceu em lágrimas. Diante do exposto, entendi que o melhor para o momento seria ficar em silêncio, e assim o fiz. Ouvi atentamente suas considerações e guardei-as no coração.

Percebi naquele momento, que comentários hermenêuticos poderiam tirar do meu "colega", fatores extremamentes positivos, o que me levou a calar, mas hoje, resolvi escrever sobre o assunto. O que Jesus Faria? Foi a pergunta embargada na emoção, de um coração que creio, tenha sido sincero. Esta indagação afirmativa remeteu-me diretamente para os textos da Bíblia, e compartilho hoje, o que no dia apenas pensei.

Passei a buscar na memória passagens como Marcos 8:33, onde Jesus chama Pedro de Satanás, e lhe faz séria advertência. Minha mente me remeteu a Mateus 23:27, quando Jesus expõe diante de todos a hipocrisia dos fariseus e escribas. E ainda no verso 33 do mesmo capítulo onde Jesus os chama de "serpentes e raça de víboras", e faz uma pergunta retórica: "Como escapareis da condenação do inferno"? Ainda pensando deparei-me com João 2:4, onde Jesus repreende sua mãe e a faz entender que antes dela, Ele já era.

A hermenêutica é incansável e extremamente dinâmica, e diante destes pressupostos, que somatizam uma pequena porção de muitas outras situações onde Jesus fez algo, responderia ao meu distinto "colega" que Jesus faria exatamente aquilo que Ele, na sua soberania fez e faz, denunciaria os infratores, corruptos, hipócritas, diabos e toda espécie que se assemelham a estas coisas. Jesus não se calaria diante dos maus, dos manipuladores da fé, das pessoas, e dos assistentes de Satanás.

O que Jesus faria? O que Ele sempre fez. Leia a Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário