sábado, 6 de março de 2010

Divisões da Teologia

A teologia pode ser dividida em quatro partes:

1- Teologia Sistemática: usa materiais que encontramos na escritura sagrada, nas ciências psicológicas e na história com o fim de encontrar um organismo completo no qual todas as partes estejam sistematicamente relacionadas com o que conhecemos de Deus, e com as relações entre Deus e o universo. A fonte principal da teologia sistemática é a Biblia, ponto de partida para conhecermos o que ela ensina de Deus e suas relações com a criação. O uso das verdades da ciência e da filosofia torna-se possível quando estes estão em harmonia com as verdades das escrituras. A história, principalmente, a história das doutrinas, é consultada, pois em muitos aspectos ajudam na compreensão dos efeitos das escrituras na experiência humana.

2- Teologia Bíblica: usa somente materiais encontrados nas escrituras, procuram organizar e classificar esses materiais de uma forma científica nas discussões das várias doutrinas. Neste contexto teológico, as teorias humanas não são reputadas como que de valor, elas são abandonadas. A única fonte é a Biblia.

3- Teologia Histórica: segue o desenvolvimento das diferentes doutrinas do cristianismo desde o tempo dos apóstolos até os nossos dias, registrando os efeitos e resultados destas doutrinas na vida cristã e nas organizações do Reino de Deus no mundo. As fontes da teologia histórica são as diferenças encontradas entre os escritos teológicos através dos tempos e os simbolos das diferentes denominações.

4- Teologia Prática: é o uso prático da própria teologia como resultado da influência na vida do homem, ajudando-o a levar adiante o Reino de Deus no mundo. Ela se expressa pela homilética, pela prática eclesiástica e fundamentalmente pela hermenêutica.

Um comentário: