segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Como Se Faz Hermenêutica

Se você deseja ser um hermenêuta genuíno, permita-me indicar alguns caminhos. Não posso garantir com isso que terá prestígio, nem mesmo que será amado. Entenda, Platão tinha razão quando citou o célebre mito conhecido como "A caverna de Platão", ao anunciar a verdade os homens desejaram matar o benfeitor, talvez não com morte morrida, mas com morte social, psicológica, ou, enfim...morte.
Caso queira prosseguir na loucura deste pensamento, apresento o primeiro pressuposto: Leia a bendita e santa palavra de Deus, deleite-se sobre ela, faça isso porém, com uma Bíblia texto, preferencialmente com tradução mais antiga, as versões modernas contaminadas estão pelo desejo do comércio. Lembre-se de uma das 95 teses de Lutero "Sola Scriptura".
O segundo pressuposto: Neutralize os dogmas da denominação em que esta inserido, entenda que embora proclamem a palavra de Deus, estão aprisionados nestas doutrinas, que longe estão de ser as "sãs doutrinas", sugiro lembrar de Davi, quando ainda tinha um coração como o coração de Deus, e declarou a Saul: "Não posso andar com esta armadura, pois não estou acostumado".
Como terceiro: Se afaste dos intelectuais da Bíblia, eles estão contaminados pela soberba, pela altivez, pela ostentação e pela malícia, donos de sí, entendem que não há mais o que aprender, e enclausurados num egocêntrismo caiádo, desviam-se da verdade usando se possível a própria verdade.
Pressuposto número quatro: Encontre dois ou três amigos para compartilhar a verdade bíblica genuína, e não seja tolo, você não terá mais que três, e esteja feliz se alcançar um. Lembre-se, verdadeiros profetas, normalmente caminham só, quando não, algum Geasi se encosta nele, melhor será esperar em Deus a mula de Balaão.
Quinto pressuposto: Ore menos e acrescente sinceridade, leia menos e reflita com a alma, entenda que não será com o muito falar, e que a letra, sim, ela mata. Chore o máximo possível, e conte tudo à Deus, não compartilhe com homens tolos, coisas que devem ser ditas ao altíssimo.
O mais importante: Confie somente no Eterno, no Soberano e Bendito Rei dos Reis. Lembre-se do conselho de Jeremias, e confie somente em Deus.

2 comentários:

  1. Parabéns. Os seus textos são ótimos. Você consegue explanar seu pensamento na medida certa, o texto fica no tamanho ideal, não cansativo na leitura.

    Acabas de ganhar um leitor.

    ResponderExcluir
  2. Seja benvindo Renan, é um prazer recebê-lo.

    Att,
    Valtencir Alves

    ResponderExcluir