sábado, 4 de dezembro de 2010

Detalhes

Em termos metodológicos gosto de pensar na hermenêutica como um mestre nos detalhes. É mister que tudo seja analisado criteriosamente, os segredos estão intrinsicados nos detalhes, e não é necessário eloqüência ou retórica para que haja a descoberta, ao contrário, a compreensão da interpretação acontece no silêncio, na meticulosa análise das palavras. O ápice do envolvimento e entendimento está nos detalhes.

Gosto quando lendo a Bíblia me deparo com detalhes que me levam a descobertas fantásticas. Procuro não ter pressa para analisar um texto, gosto de dialogar com os livros, e questionar os autores sobre coisas eternizadas que nos abalam o âmago da alma e nos colocam em xeque. É fascinante quando diante de um texto, somem as palavras e me atento apenas para absorver o máximo dos hagiógrafos.

Conhecer um livro não significa lê-lo, mas estabelecer relações com o conteúdo, entregar-se e fazer parte da história, introduzir-se no derramamento dos fatos, viver e sentir cada situação, explorar cada acontecimento e desejar compreender para ser compreendido, buscar o mitte do texto como se a vida dependesse deste descobre, amargurar a alma na busca do entendimento a fim de satisfazê-la, como se possível, plenamente.

O que faz um romance ser perfeito? Detalhes... O que faz a paixão enlouquecer os corações? Detalhes... É o vento soprando no rosto, é a palavra que tranqüiliza, é a atitude que emociona, é o gesto que sensibiliza, é o sorriso que inunda de paz. Nos detalhes é possível desvendar quase tudo sobre uma pessoa, a história é cercada de detalhes.

Analise o texto da santa palavra com um olhar voltado aos detalhes, e viva com intensidade tudo de melhor que uma vida com Deus pode te oferecer. Dialogue com os detalhes do texto, não passe por cima de nada, não ignore fatos desconhecidos, deleite-se no texto e permita que ele te conduza ao refrigério da alma, a águas tranqüilas.

4 comentários:

  1. Há sua posta.
    Pode acabar de ler um sentimento que veio a tona em uma descrição plausível, que creio eu ter uma necessidade de andar na observância das escritura, pelo o fato de considera a hermenêutica uma forma e arte de interpretar importante para as sua vida, não pode ficar sem o segui-lo, que o nosso Deus segundo as escrituras posso desencadear maior objetividade em sua palavras tanto para você quando para quem pode ouvi textos maravilhosos assim

    ResponderExcluir
  2. Olá parabéns pelo seu blog é bom saber que existem pessoas que tenham em seu blog conteúdo para os leitores eu também sou blogueiro e para janeiro terá novidades como colunas sobre esporte, comunicação, politica, espiritualidade entre outros.. e também quadros como o poeta entrevista, chá das 5, no café da manhã com poesia entre outros... este é o endereço: 
    informativofolhetimcultural.blogspot.com
    espero que goste dele!
    Ass: Magno Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Prezado Oto,

    Suas palavras me motivam a continuar a jornada que me foi proposta. Seja benvindo meu amigo, e sigamos juntos.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  4. Prezado Magno,

    Parabéns pelo seu blog, assim que possível passarei por lá.

    Desejo-lhe paz,

    ResponderExcluir