quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Somos Hipócritas


É bem verdade que não somos muito bons em falarmos de nós mesmos, auto-avaliação e principalmente autocrítica não é definitivamente o nosso forte. 

Não pretendo desqualificar as excelentes habilidades que todos nós possuímos, tão pouco desconsiderar a dor de nossos erros, aos quais nos tem sido expostos constantemente pelo Espírito, ou ainda que pela moral, que seja, nas palavras de Descartes ela esta “impressa dentro do homem”, não obstante sejamos sinceros... Somos hipócritas!

Não se trata de fato, sobre como gostaríamos que tudo acontecesse... Não!  Entenda, não falo sobre o discurso expositivo e de auto-afirmação, encenativo e não poucas vezes apelativo, que destaca a maneira correta sobre como tudo deveria ser, sinceramente... É hipócrita demais! Não me refiro aos bons ensinamentos de alguns livros, e da tentativa dos educadores de ensinar o perfeito. Falo do nosso dia a dia, dos momentos e oportunidades diversas de expandir nossa hipocrisia em tudo que nos rodeia.

Não me refiro à hipocrisia intrinsicada nas mentes e corações cauterizados, não se trata da semelhança dos fariseus. Falo da derrocada da autenticidade cristã, na falácia de princípios e no sepultamento da ética. Por mais "ortodoxo" que seja o pensamento metódico de um determinado indivíduo, dependendo o momento favorável, ou a pessoa com quem se interage, todas as convicções, o discurso das boas maneiras e bons costumes, a integridade inviolável... Tudo desaparece, o momento fará o discurso e pronto. Ah! Sejamos honestos... Somos hipócritas!

Veja que não se trata de título ou posição, ou ainda conveniência de testemunho, sem exceção lhes asseguro... Todos somos hipócritas. Fingimos, mentimos e dissimulamos, tudo em nome do interesse próprio, egoísta e egocentrista. Somos hipócritas e somos hipócritas. Que Deus pela sua infinita misecórdia nos perdoe e nos ajude.

2 comentários:

  1. Oi!
    Depois olha o meu blog também. Não é tão profundo como este, mas visa também alcançar pessoas falando do amor de Deus através de Jesus Cristo. No meu blog procuro falar de minhas experiências cotidianas, e como Deus trabalha no meu coração, a fim de me identificar com as pessoas comuns.
    Um abraço! Deus te guarde! Pilar
    mariapilararantes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria,

    Visitei o seu blog e vi muita coisa boa por lá. Destaque especial para o seu carinhocomos animais, honrando assim provérbios 12.

    Um grande abraço,

    ResponderExcluir