terça-feira, 24 de abril de 2012

Nenhum Lugar


Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me, a hora vem, em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos; porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade (João 4:21-24).


Os samaritanos não eram israelitas, não faziam parte da nação chamada para ser santa, separada para louvor e adoração do único e verdadeiro Deus. Tratava-se de uma mistura de seis diferentes nações trazidas por Senaqueribe rei da Assíria para habitar em Sumária.

A mulher samaritana que dialoga com Jesus no evangelho de João capítulo quatro, vinha de uma possível mistura destas raças e povos, não sendo, portanto, dentro da perspectiva e pressuposto hebreu, digna da herança dos eleitos de Deus.

Jesus ignorou este fato, deverasmente desde o chamado de Abraão para gerar uma nação santa e eleita. Parece que o povo se esqueceu da Soberania de Deus ao declarar: “através de ti todas as nações da terra serão abençoadas”.  Naquele momento, Jesus, o Criador do plano, estava inserindo a mulher samaritana no contexto da salvação para escândalo dos judeus.

Parte do fundamento cristão estabelecido por Cristo e somente por ele alicerça que para adorar ao Criador verdadeiramente, não existe lugar, não tem endereço, o lugar para adorar é nenhum lugar, pois Cristo disse que os verdadeiros adoradores adorarão em espírito e em verdade. Não existe lugar para isso, embora na congregação dos santos, refiro-me a genuína, se crie um clima propicio para tal, não é, e jamais será via de regra, pois Jesus já ensinou o modelo correto.

2 comentários:

  1. Olá meus queridos irmãos. Paz e graça de Jesus.
    Parabéns pelo blog muito edificante. Eu acredito que; crescemos quando lemos, quando compartilhamos. Aprendendo uns com os outros, crescemos na graça e conhecimento da Palavra.
    Aproveito a oportunidade para compartilhar também meu blog. Contém ensinos, de crescimento, edificação e exortação, muitos poemas e algumas músicas tudo dentro do carisma evangélico.
    Ficarei feliz por vossa visita e muito mais ainda se nos seguir.
    Que Deus continue a abençoar-vos ricamente. Antonio Batalha.

    ResponderExcluir