sábado, 5 de novembro de 2016

A Igreja e a Instituição



A igreja refere-se aquela pessoa que foi chamada para fazer parte do Reino de Deus, foi um escolhido de Cristo para estar com Ele em todos os momentos. A etimologia esclarece, a palavra grega para igreja, ekklesia é composta de dois radicais gregos: ek, que significa para fora, e klesia, que significa chamados. Portanto ao falar igreja, refiro-me a você que foi chamado por Cristo Jesus para uma vida fora dos padrões mundanos, por isso ao ser chamado é também santificado, quer dizer, separado para as coisas de Deus.

Difere-se com um abismo da Instituição, seja o nome que receba: comunidade, assembleia, congregação, igreja, etc. A instituição é um lugar com endereço fixo, e hora marcada para então “receber a igreja”. Jamais iremos à igreja, ao contrário, a igreja é que vai até a instituição, para ali, como grupo adorar a Deus.

Esse tipo de engano chamamos de “impropriedade teológica”, trata-se de uma inversão de valores e culturização de uma prática, seja ela incorreta, profana ou herege, mas, que traz consigo a tolerância de uma sociedade, refiro-me aqui a igreja verdadeira conforme já esclareci e repito, é toda pessoa que foi chamada para servir.

Igreja, significa pessoas que amam a Cristo e foram chamados por Ele, enquanto que instituição, refere-se a um prédio, um lugar organizado dentro dos padrões terrenos, para receber o que realmente importa, a igreja.

Portanto, o tamanho, o glamour, a imponência, a riqueza de uma instituição, são meramente terrenas e carnais. A relevância esta naquelas pessoas que são igreja, e que assim de fato agem. Soli deo Gloria.

O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;

Nenhum comentário:

Postar um comentário